Já deves ter ouvido falar por aí da fadiga pandémica. Por mais estranho que pareça, existe mesmo. A fadiga da pandemia manifesta-se através de um sentimento de sobrecarga pela necessidade de estarmos em constante estado de alerta, e de cansaço, por termos que obedecer a restrições e alterações constantes na nossa rotina diária! 

 

 

 

Um estudo a OMS refere que a fadiga pandémica atinge já 60% da população. 

A capacidade de adaptação que nos é exigida há já mais de um ano pela pandemia da COVID-19 é enorme, o que faz com que a saturação vá crescendo e a motivação vá baixando, mesmo para fazer coisas que anteriormente nos faziam bem ou nos deixavam bem dispostos! 

De repente fomos obrigados a alterar de forma drástica os nossos hábitos e comportamentos, na esfera pública e privada. A nossa vida tornou-se numa realidade que achávamos que só podíamos ver nos filmes, forçados ao confinamento durante meses com regras apertadas para poder sair de casa…

Devido à incerteza sobre o fim da pandemia, o mais natural é que a vontade e capacidade de seguir as orientações sejam cada vez menores, até porque devido a essa fadiga, a forma como encaramos e compreendemos o risco da COVID-19 pode, de facto, diminuir.

Se te sentes cansado, confuso, desorientado e desmotivado é muito possível que se trate de fadiga pandémica! 

As coisas não estão fáceis, mas estamos todos no mesmo barco 🙂 É por isso que te deixamos aqui algumas DICAS para lidares melhor com a fadiga da pandemia!

Ainda que estejamos já mais habituados a esta nova realidade, não quer dizer que a aceitemos a 100%! A ordem dos psicólogos tem algumas dicas que podem ser úteis:

  1. É importante, dentro dos possíveis, manter a nossa rotina diária e procurar as atividades que nos fazem desligar um bocado da realidade, que nos fazem sentir bem! Assim sendo, é importante que continues a cuidar de ti!

     

  2. Fazer desporto pode ser o teu maior aliado. Se já era uma prática regular e estás desmotivado, tenta ter força para manter a rotina de treino. Se não costumavas fazer desporto, talvez seja a melhor altura para começares. Já viste os nossos conjuntos de treino? Temos várias opções, para homem e mulher, que podem ser uma motivação extra 😉 Podes ver tudo na nossa loja! 

     

  3. Por mais desanimado que possas estar, acredita em ti e acredita que vais conseguir enfrentar isto com garra. Afinal de contas já passou um ano de momentos difíceis. Pensa no que é que te ajudou a ultrapassar o primeiro confinamento e tenta adaptar o mesmo método agora…
  4. Experimenta meditar! Atividades deste género podem-te ajudar a diminuir os níveis de stress e a melhorar o teu humor; Yoga ou sessões de respiração consciente também podem ser uma boa opção! 

 

  1. Tira uma folga para ver aquele filme que andavas a querer ver há tanto tempo, ou para terminares de ler o livro que tens parado em cima da estante e do qual estavas a gostar tanto! Procura fazer coisas que te façam sentir bem.

Lembra-te que há dias melhores e piores e que faz tudo parte do processo! 

Até atingirmos a tão desejada imunidade de grupo, estes pequenos passos podem ser o teu pilar na forma como consegues enfrentar tudo o que se passa lá fora! 

Não te esqueças que deves manter todos os cuidados e tentar seguir as normas de segurança: lavar as mãos, manter o distanciamento, usar máscara… Sabias que a Great I Am tem máscaras bem cool que te podem ajudar a manter o estilo e a encarar esta medida de prevenção com outros olhos? 😉 Explora tudo aqui! 

Fonte:

Ordem dos Psicólogos: Covid-19: Fadiga da Pandemia

Publico: Covid-19: Estudo identifica níveis alarmantes de fadiga pandémica

Voltar ao blog

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *