Já deves ter ouvido falar por aí de fome emocional, mas se é uma expressão nova para ti, agora já sabes que existem dois tipos de fome: fome fisiológica e fome emocional! A primeira surge quando o organismo tem necessidades energéticas e nutricionais, necessidades que são essenciais para o seu bom funcionamento; a segunda é totalmente independente destas necessidades e expressa-se pela vontade de comer em função do estado emocional da pessoa.

A forma mais fácil de diferenciar as duas é perceber como surgem: a fome física surge de forma gradual enquanto a fome emocional surge subitamente, criando uma necessidade de comer alguma coisa de imediato! 

Nunca te aconteceu comeres demais às refeições? Ou estares completamente satisfeito mas não deixas a sobremesa de lado? Isto são comportamentos que vemos regularmente, mas que quando se tornam sistemáticos, podem ser um sinal de fome emocional.

Um pormenor importante e relativo à fome emocional é que normalmente só a conseguimos saciar com alimentos calóricos, ricos em açúcar e gordura e por norma está associada a emoções dolorosas, que nos levam a procurar algum conforto na comida! 

Deixamos-te algumas DICAS para prevenires a fome emocional:

  1. Manter uma rotina de sono regular. Para adultos, o ideal será dormir entre 6 a 8 horas por noite.
  2. Quando sentires fome, tenta identificar se é mesmo fome fisiológica ou se é emocional – Pensa na tua última refeição. Há quanto tempo foi?

  3. Começa a praticar desporto. É saudável, pois promove o bem estar físico e emocional! Se precisares de um incentivo extra, podes visitar a nossa loja. Temos imensos conjuntos que te vão ajudar a ter uma melhor performance e a manter o estilo 🙂
  4. Quando estás em casa, tenta arranjar técnicas de distração: Arrumar a casa, ler um livro ou ouvir música.
  5. Faz um plano alimentar para a tua semana. Se passares muito tempo fora de casa, convém que tenhas contigo alguns snacks saudáveis e nutritivos para ir comendo ao longo do dia. Já conheces a nossa loja de nutrição? Temos lá várias opções que te podem ajudar a manter uma plano alimentar equilibrado. Explora aqui!
  6. Uma coisa que não pode faltar: água. Mantém-te hidratado durante o dia! A sensação de fome pode ser confundida com sede, por isso certifica-te de que te vais hidratando! 
  1. Evita ter em casa alimentos ricos em hidratos de carbono simples e com muita gordura, sal ou açúcar, tais como chocolates ou snacks doces/salgados! 

É importante relembrar ainda duas coisas:

  1. Nem todas as situações de fome emocional são uma derrota e acontece a todas as pessoas uma vez por outra.
  2. Em casos de maior dificuldade, deves procurar a ajuda de um nutricionista, que poderá ajudar-te a ultrapassar esta situação através de uma plano alimentar adequado e de estratégicas para controlar a fome emocional. 

Fonte: Nutrialma

descobre as novidades na loja Voltar ao blog

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *