O exercício físico e a saúde representam o casamento perfeito. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), praticar exercício físico é uma forma bastante eficaz de prevenir algumas doenças!
Dizem os especialistas que “o exercício serve para gerir, prevenir ou tratar 25 doenças diferentes”.
Fizemos uma lista com as 6 doenças que mais afectam os portugueses e que podem ser prevenidas pela atividade física regular.
1. Acidentes vasculares cerebrais
O acidente vascular cerebral (AVC) é a principal causa de morte em Portugal. No mundo estima-se que: uma em cada seis pessoas terá um AVC.
Mesmo quando não é fatal, um AVC pode deixar sequelas que exigirão uma reabilitação prolongada.
A prática de atividade física consegue reduzir o risco de AVC, desde que o exercício seja feito de forma regular. A prática de exercício pode levar a uma redução parcial ou total do risco de AVC.
2. Diabetes tipo 2
A diabetes do tipo 2 é uma das formas mais comuns da diabetes.
O exercício é também uma forma eficaz de prevenir complicações da diabetes e de controlar os níveis de glicemia. É benéfico pois vai estimular a produção de insulina e facilitar o seu transporte para as células.
3. Hipertensão Arterial
Conhecida popularmente como pressão alta. É a elevação da pressão arterial acima dos valores considerados normais. Ocorre quando há uma pressão excessiva do sangue na parede das artérias durante a sua circulação. Pode aumentar em alguns momentos, devido a esforços físicos ou emocionais, e é natural que, após essas situações, os seus valores voltem aos níveis normais. Esta patologia só é grave e causa problemas de saúde quando permanece elevada ao longo de meses, ou quando aumenta subitamente.
No caso da prevenção, a atividade física é fundamental, pois atua diretamente no sistema nervoso central.
4. Osteoporose
A osteoporose é caracterizada pela diminuição da massa óssea e deterioração da arquitetura do osso, conduzindo ao aumento do risco de fratura.É uma doença que normalmente afeta as pessoas mais velhas, contudo, pela má alimentação e sedentarismo, todos podemos sofrer de osteoporose.
A atividade física ajuda a fortalecer os ossos porque favorece a entrada de cálcio nos mesmos. Com moderação, o exercício de musculação é o mais indicado, desde que adequado à faixa etária a que se destina.
5. Cancro
O cancro não é uma doença, mas inúmeras doenças.
As células de cancro têm a capacidade de se espalharem pelo organismo usando os sistemas circulatório e linfático, dando origem a metástases. As células doentes não morrem quando devem e continuam a formar-se quando o corpo já não precisa delas, acumulando-se em massas que não funcionam.
A esta massa de células doentes, damos o nome de tumor. No entanto, é necessário não confundir tumor com cancro. Tumor é um termo que corresponde a qualquer massa anormal, de que são exemplos alguns cancros (ex: cancro da mama) e outras que nada têm a ver com cancro (ex: verruga, quisto sebáceo).
Os tumores malignos são cancro, podem crescer sem respeitar os tecidos circundantes – invadir – e podem-se espalhar pelos órgãos à distância – metastizar.
O exercício físico não evita nem cura o cancro, mas talvez possa prevenir algumas formas de tumores. Investigadores consideram que o exercício pode prevenir certos tipos de cancro, como o cancro do cólon, cancro da mama e cancro da próstata (e outros como o cancro do útero). Existem estudos que referem que o exercício reduz em 50% o risco de cancro do cólon.
6. Depressão
O exercício físico é aconselhável para todas as pessoas em todas as idades. No caso dos idosos, é fundamental para manter o organismo ativo e garantir o seu funcionamento correto. Nas crianças e jovens, a atividade física ajuda no crescimento e na fase adulta garante a manutenção da forma física e da saúde.
Ainda que cada contexto do amplo universo das doenças mentais seja muito específico, a prática regular de exercício físico ajuda no combate à depressão e evita o aumento de peso como efeito colateral da medicação usada no tratamento deste tipo de doenças, melhorando frequência cardíaca e o consumo de oxigénio. Além disso, ajuda na criação de uma consciência corporal e melhora a capacidade motora.
A prática de exercício reduz para metade os riscos de sofrer transtornos psicológicos como a depressão, ansiedade e o stress.
Se precisas de uma motivação extra para começar a praticar exercício físico de forma mais regular, nós podemos ajudar. Visita a nossa loja e veste-te a rigor para treinar como um pró.
Vê outros posts interessantes do nosso blog: