Todos precisamos de comer diariamente. É por isso que as mudanças que aplicamos à nossa rotina alimentar podem ter um impacto significativo na nossa saúde e na nossa performance e rendimento no treino.

Deixamos-te aqui algumas dicas simples que te podem ajudar a atingir os teus objetivos! 

 

1. ESQUECE O HÁBITO DE SALTAR REFEIÇÕES

O pequeno almoço é a primeira refeição que tens que fazer e, para além do almoço e jantar, deves incluir um pequeno lanche a meio da manhã e a meio da tarde, fazendo assim o total de 5 a 6 refeições/dia. Assim, além de garantires que o teu corpo tem sempre energia para a realização das tuas tarefas diárias, também consegues controlar o apetite ao longo do dia.

2. APRENDE A LER OS RÓTULOS DOS ALIMENTOS

É importante conhecer os ingredientes e as características nutricionais dos alimentos que ingerimos. Isto vai permitir-te fazer escolhas mais conscientes e saudáveis! Não deposites o foco apenas nas calorias, mas sim na sua composição nutricional – quantidade de hidratos, proteína, gordura e fibra.

3. COME MAIS DEVAGAR

O teu ritmo durante a refeição infuencia a quantidade de comida que ingeres. Existem estudos que relacionam o ritmo alimentar com a obesidade e concluíram que os “fast eaters” têm 115% mais probabilidade de ser obesos que os “slow eaters”

4. REDUZ O CONSUMO DE AÇUCAR

Podes começar por reduzir gradualmente o açúcar que adicionas no leite, café ou chás até seres capaz de o excluír por completo. Evita refrigerantes e sumos! Opta por acompanhar as tuas refeições com água, água aromatizada com fruta, limonada ou chás sem açúcar!

5. FOGE DAS DIETAS MILAGROSAS E CONSULTA UM NUTRICIONISTA

Não acredites estudo o que lês nem caias no erro de seguir o plano alimentar de um amigo ou familiar… Cada pessoa é única e deve, portanto, ser aconselhada de forma individualizada! Tenta encontrar um nutricionista que te ajude a definir os teus objetivos reais e que te elabore um plano alimentar personalizado para ti, que não comprometa o teu bem estar e a tua saúde!

6. OPTA POR ALIMENTOS NUTRITIVOS E SCIANTES E POR MÉTODOS DE CONFECÇÃO MIAS SAUDÁVEIS

Lembra-te de incluir na tua alimentação diária alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais (tais como fruta, legumes, leguminosas, cereais (arroz, massa, batata, aveia, pão escuro), carne, peixe, ovos e lactícineos magros! Deves ainda evitar alimentos de densidade calórica elevada – ricos em açúcar e gorduras saturadas/trans (tais como: bolos, bolachas, doces, sumos e refrigerantes); Privilegia cozidos, grelhados, assados e estufados sem gordura, evitando ao máximo os fritos!

7. OPTA POR LEVAR A MARMITA PARA O TRABALHO

Criar este hábito vai-te permitir um controlo diferente sobre a tua alimentação e certamente ainda vais poupar algum dinheiro. Se preparares as tuas refeições antecipadamente em casa, tens a certeza que conseguirás manter uma alimentação mais saudável e corres menos risco de cair na tentação de fazer refeições menos saudáveis!

Por fim…

Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje. Começa já a cuidar de ti. 🙂

Visita a nossa secção de nutrição, onde podes encontrar opções variadas de proteínas e suplementos que podem ser uma ajuda e motivação para começares já a implementar novos hábitos alimentares!

Voltar ao blog

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *