Aproveitamos o dia mundial das redes sociais para homenagear o mês do orgulho LGBTQIA+! 

A Great I Am acredita num mundo igual para todos e junta-se à luta desta comunidade pelos valores mais básicos: liberdade, inclusão e igualdade. 

Ainda que hoje em dia seja uma data festiva, o Dia Internacional do Orgulho Gay, dia 28 de Junho, foi marcado pela intolerância e repressão policial. 

Mês do Orgulho LGBTQIA+ - Great I Am

Um grupo de pessoas gays, lésbicas e transsexuais saía à noite no ano de 1969 em Nova Iorque, no bar StoneWall Inn, quando a polícia chega com indicações de que tinham que prender os clientes por “conduta imoral”!

Estes tipo de episódios aconteciam regularmente nos ambientes frequentados pela comunidade LGBTQIA+. No entanto, nesta noite algo muda! Pela primeira vez os clientes ripostaram, expulsando a polícia e dando início à chamada revolta de Stonewall, que durou até 2 de Julho. É a partir deste momento que a luta pelos direitos LGBTQIA+ ganha mais visibilidade!  

Apesar da evolução da sociedade, nos dias de hoje os direitos LGBTQIA+ ainda não são garantidos em várias partes do mundo. Na Europa, apesar da legislação progressista que já podemos encontrar em alguns países, a realidade da comunidade continua a ser complicada. A descriminação e a homofobia ainda têm muita força. Só ao nível das redes sociais, mais de metade da comunidade é alvo de assédio e discursos de ódio diariamente!

Embora, de uma forma geral, se comece progressivamente a respeitar as diferentes sexualidades a nível social, o crescimento visível da extrema-direita em Portugal e na Europa vem colocar em causa aqueles que são os direitos das pessoas que não se enquadram no padrão heteronormativo. Estes movimentos políticos ganham terreno à velocidade da luz nas redes sociais e são uma ameaça às conquistas dos direitos que temos conseguido até hoje.

Assim, agora mais do que nunca, é necessário não deixar que o extremismo político ganhe força. Temos que incluir, temos que lutar por direitos iguais para todos e temos que lutar para não perder os direitos já conquistados. Temos que celebrar a diversidade e lutar pela inclusão. Hoje e sempre!

O amor não tem género.

 

A Equipa Great I Am

Voltar ao blog

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *