Três referências do mundo desportivo Português, três atletas que representam a Great I Am, estas são histórias que nos inspiram!
Jorge Pinto, Gonçalo Monteiro e Gualter Mendes são Embaixadores da marca e hoje vão falar-nos sobre as suas jornadas pelo mundo do Culturimos.
Queres ficar a conhecê-los melhor? Então este artigo é para ti!
“O culturismo é o desporto que me corre no sangue, aquele que me faz acordar todos os dias com vontade de ser melhor. Este move-me não apenas do ponto de vista do estilo de vida, mas também do ponto de vista competitivo.
Tudo começou de uma forma inocente, no dia 1 de Junho de 2016 com a entrada num ginásio por incentivo de amigos e com alguma vontade de mudar fisicamente, visto que era o jovem mais magro do meu grupo de amigos. Mas essa inocência rapidamente se tornou numa enorme paixão pelo treino e pelo tempo do dia em que estava no ginásio.
Alguns anos foram passando e o conhecimento pela competição apareceu pela internet, até que em 2019 fui ver uma prova de culturismo pela primeira vez, e aí prometi a mim mesmo que no espaço de um ano seria eu a estar nos palcos.
Dito e feito, em 2020 estreei-me nos palcos, já sob a orientação do meu atual treinador, Luís Postiga, com uma estreia perfeita, conquistando a primeira classificação na minha categoria, Men’s Physique -5%, na Spring Cup da Wabba, título que defendi com sucesso em 2021.
O culturismo é muito diferente de qualquer outro desporto, pois este requer uma entrega completa ao mesmo, 24 horas do dia são planeadas com um objetivo apenas, passando pela alimentação rigorosa, treino intenso e descanso.
Quando se faz isto a nível competitivo, é preciso ter a noção de que algumas vertentes da vida ficarão condicionadas, tais como a vida social.
Mas este também nos eleva mais do que qualquer outro, pela sua capacidade de nos mostrar que todos os resultados que desejamos estão apenas à distância do nosso próprio trabalho e esforço, e que se nos dedicarmos a algo a 100% por um longo período de tempo a fazer algo que realmente amamos, por mais difícil que seja, não tem como o resultado final ser negativo, pois muito para além das classificações, o maior prémio que podemos receber, é a satisfação e orgulho pelo trabalho realizado, e a sensação de dever cumprido.”
“Já treino musculação à 11 anos e sempre fui aficionado por ela, desde que em pequeno via os filmes do Arnold Schwarzenegger e do Stallone e queria ficar com os músculos como eles. Já alguns anos que tinha o desejo de competir, e decidi o ano passado realmente começar uma verdadeira preparação. A minha preparação teve a duração de 11 meses e não posso negar que foi bastante dura, mais na parte de dÉfice calórico e nos últimos 3 meses antes da prova, o chamado pré-contest.
É um desporto que nos tira muita tempo, mais na parte competitiva, pois são muitos cardios para fazer, treinos, cozinhar, preparar as refeições e ainda ter de trabalhar e ter alguma vida social. Para algumas pessoas o bulk (fase de ganho de massa muscular) é bastante difícil pois tem dificuldade em comer grandes quantidades, já comigo isso não acontece, mas na parte de entrar em défice calórico custou-me bastante ver os hidratos de carbono tão reduzidos, pois sem eles a força não é a mesma, o psicológico começa a ficar afetado e ter de continuar com os treinos e os cardios cada vez mais intensos e quando chega a parte de ter de fazer bi-diários aí sim, custou-me realmente bastante, tive de ir buscar forças que nem eu sabia de onde vinham.
Acabei por ter resultados bastante bons para quem foi a primeira vez a palco, no qual contei numa federação internacional o NPC com um 2º e um 3º lugar.
Estou bastante feliz com a decisão que tomei de iniciar as competições pois era algo que já queria à muito tempo, e sou de acordo que os nossos sonhos e objetivos são para ser realizados e temos de lutar por eles para que a nossa vida faça sentido.
Com isto sei que o meu psicológico está preparado para tudo, para qualquer outra situação da vida, pois consegui superar-me, cumpri sempre tudo o que tinha para fazer sem errar e fez-me ver que podemos ser tudo aquilo que quisermos basta não desistir e sermos disciplinados que os resultados mais cedo ou mais tarde vão aparecer.”
“Nos últimos tempos o crescimento do fisiculturismo e do hype à volta deste desporto tem vindo a crescer imenso, o que é incrível para todos nós que o praticamos.
A quantidade de rapazes e raparigas novos, cheios de potencial que estão a começar agora a treinar e já dizem que querem competir é inacreditável!
Decidi então deixar aqui um pequeno testemunho da minha experiência que sem dúvida foi a mais desafiadora da minha vida!
Eu tal como tu, treino “todos os dias”, faço dieta, dou sempre o meu melhor, acompanho os nossos ídolos pelo YouTube nas suas preparações e vejo o que eles passam, mas na realidade, será que…
Estás disposto a fazer as mesmas coisas todos os dias? Estás disposto a conhecer realmente os teus limites e teres que os superar? Estás disposto a dizer “Não” ? Estás disposto a fazer coisas que não queres todos os dias? Estás disposto a ir treinar mesmo quando nem energia para falares tens ?
Se a tua resposta foi “Sim” a todas, então também estarás disposto a conhecer um novo “Eu”, um lado que ainda não conheceste e que te vai tornar numa pessoa “diferenciada”.
Tens que querer muito, tens que percorrer um caminho sofrido e longo, onde a palavra DISCIPLINA comanda.
Mas acredita que o prazer de superação que tens no fim de cada dia, e o prazer de pisar o palco sabendo que fizeste tudo ao teu alcance, é incomparável.
Faz isto por amor e não por moda.”
Que atletas GREAT I AM gostarias e conhecer melhor?
Diz-nos tudo nos comentários 👇