Entrevista | Rafael Bouça – Atleta de Men’s Physique

“Eu gosto de ajudar pessoas” foi a frase que mais ouvimos no dia em estivemos com o Rafael (Rafa para os amigos), Atleta Men’s Physique, natural de Viana do Castelo e 7º lugar a nível mundial em Men´s Physique IFBB até 1.73cm, em 2019.

Apaixonado por exercício físico desde pequeno, é personal trainer e fá-lo com precisão. Estivemos à conversa durante uma sessão de fotos e ficámos inspirados pela sua perseverança e dedicação. Lê tudo em baixo.

Rafael Atleta Men´s Physique Great I Am
Rafael Atleta Men´s Physique Great I Am

“… Eu era magrinho, tinha falta de autoestima e o bodybuilding ajudou-me a superar algumas limitações.”

Quem é o Rafa?

Sou o Rafael, tenho 27 anos, sou personal trainer e sempre tive uma enorme paixão por exercício físico. Nos meus vídeos de criança estou sempre a fazer flexões, a saltar, a correr. Ao longo do tempo pratiquei vários tipos de desporto, desde futebol, natação, atletismo, voleibol, futsal, mas quase sem dar por isso, a musculação foi a que mais me marcou.

Quando era mais novo, eu era magrinho, tinha falta de auto estima e o bodybuilding ajudou-me a superar algumas limitações. Os anos passaram, tive melhorias incríveis e conquistei um corpo próximo do que eu imaginava. Isso deixou-me realizado e a sentir-me bem comigo próprio.

E como é um dia normal?

De manhã faço sempre exercício físico. Tomo o meu pré-treino 1h antes. Ao longo do dia faço as 7 refeições, tenho horas certas para comer e ponho alarmes no meu telemóvel. No treino divido sempre os grupos musculares, normalmente dois por dia, um grande e um pequeno, e ao longo da semana, acabo por conseguir fazer cada um deles cerca de 2 vezes.

O desafio de treinar muito tempo é a estagnação. Se o treino for sempre igual, os resultados vão decair. O corpo vai-se adaptar. No meu caso procuro variar a dieta mas principalmente o método de treino e é disso que vem o resultado. Variar os estímulos.

Se demora? Demora. Mas se tudo fosse fácil na vida as pessoas não davam o valor que dão às coisas.

Rafael Atleta Men´s Physique Great I Am

“Fiquei em 7º lugar na minha categoria a nível mundial, o que para mim é algo que nunca na vida imaginei acontecer.”

A nível profissional

Sempre foi uma preferência minha interligar o que gosto de fazer com a parte profissional. Sou personal trainer e a minha função é ajudar os outros. Gosto de ajudar as pessoas. Para mim é o fundamental e sinto-me realizado quando me dizem:

“Obrigado Rafael. Sinto-me contente por ter chegado ao meu objectivo e tu ajudaste-me.” Isso para mim é uma sensação única que não consigo explicar. E principalmente esta é a minha motivação do dia-a-dia.”.

Faço também preparação de atletas. Mesmo sem contacto ao vivo – porque as pessoas por vezes estão muito longe e nem sempre se consegue – ajudo online no treino e na dieta. Ensino as práticas fundamentais para conseguir ganho de massa musculartonificaçãoperda de gorduracomposição corporal

Dá-me pica ajudar e ver os resultados nas pessoas neste ramo do exercício físico!

E como começou o teu percurso em Men’s Physique?

Eu treinei e gostei dos resultados e alguém me perguntou: “Porque é que não vais competir?”.

Eu gosto de treinar mas competir…não era algo com o qual me sentia muito relacionado. Mas uma pessoa só sabe quando experimenta. Eu experimentei e gostei muito do que senti. Este tipo de competição em bodybuilding é uma categoria conhecida como o corpo de praia, o men’s physique, Não tem que ser um corpo muito musculado. É um corpo mais definido e mais simétrico.

Fui o melhor atleta Men’s physique Português, a nível nacional amador, duas vezes e desde então competi a nível internacional várias vezes. Existe um ranking mundial os 10 melhores atletas do mundo a nível amador. Fiquei em 7º lugar na minha categoria, o é algo que nunca na vida imaginei acontecer.

Rafael Men´s Physic Great I Am

“Gosto também de correr na praia, ouvir a minha música, pensar na minha vida, pensar naquilo que tenho que fazer para ser melhor e de resto dedico-me ao que me faz sentir bem.”

Nos tempos livres

Adoro motas e carros, mas principalmente motas. Consegui realizar o sonho de ter uma mota pesada e nos meus tempos livres ando de mota. Gosto também de correr na praia, ouvir a minha música, pensar na minha vida, pensar naquilo que tenho que fazer para ser melhor e de resto dedico-me ao que me faz sentir bem.

Sempre que posso vou de férias conhecer países quentes de preferência, que não gosto de frio. Aproveitar o sol, estar com os amigos e as pessoas que mais amo… Estes momentos, não troco por nada!

Títulos

Currículo 

  • campeão ranking nacional 17/18🇵🇹
  • campeão P2k overall /2018
  • campeão regional /2018
  • campeão diamond cup / powerexpo /2018
  • Arnold Classic 2019
  • 2x campeão Overall DiamondCup nacional /2019
  • campeão Mediterrânico 2018/2019
  • 8º lugar campeonato mundial DUBAI
  • 7º melhor Atleta Men´s Physique do mundo – categoria, 1,73cm, a nível amador.

Descobre mais artigos no nosso blogue: Clica aqui

Para seguir o Rafael Bouça no Instagram: @rafaell_rvb

Para seguir a Great I Am Wear no Instagram: @greatiamwear

Agradecimentos: Fitness Up São João

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

About Great I Am

Born in 2013 in Portugal, Great I Am is a fitness and casual clothing brand, based in Porto but with online sales to the whole world.

Newsletter

Developed by Let Me Work 2020 © All Rights Reserved

bg_image
Abrir Chat/Open chat
1
Bem-vindo(a) à Great I Am
Estamos aqui se precisar de ajuda!
We're here if you need assistance!