7 mitos sobre alimentação

A nutrição é uma das áreas mais sujeitas às notícias falsas.

Aqui acabamos com alguns dos mitos criados ao longo dos anos e que foram tão repetidos que parecem verdade.

1. O ovo aumenta o colesterol

O ovo tem aproximadamente 213 mg de colesterol na gema, mas grande parte não é absorvido. Já muitos estudos demonstram que o consumo de ovo e aumento de colesterol não estão relacionados, tal como enfatizam os benefícios que pode trazer à saúde se adicionado às refeições, entre eles a memória, a capacidade cognitiva e formação de novos neurónios.

Conclusão: Mito sobre a alimentação – Fonte

 

2. Beber água durante a refeição engorda

A água não engorda, pois não possui calorias! Há ainda quem argumente que a água em excesso durante as refeições dilui os sucos gástricos, o que dificulta o processo digestivo e diltata o estômago, aumentando a fome nas refeições seguintes! Mas este argumento é falso, porque o corpo ajusta-se à quantidade de água e produz mais ácido caso seja necessário.

Conclusão: Mito sobre a alimentação – Fonte

 

3. Os vegetais perdem nutrientes quando congelados

Muito se comenta sobre incluir ou não vegetais congelados nas refeições. Congelar um alimento é a única forma de o manter mais próximo do seu estado natural e desta forma manter os seus nutrientes. Além disso, as baixas temperaturas impedem a ação dos microorganismos.

Conclusão: Mito sobre a alimentação – Fonte

 

4. Sem carne não temos vitalidade!

As refeições têm que incluir carne!!! É muito comum ouvir dizer que é preciso ingerir muita carne, de preferência um bife, para se ter energia. Isto é uma mentira redonda! Para o nosso organismo ir buscar proteínas, não é necessário ingerir carne. Encontramos proteínas e outros nutrientes nas leguminosas como o feijão, grão, cogumelos ou lentilhas, por exemplo.

Conclusão: Mito sobre a alimentação – Fonte

 

5. O pão engorda!

O pão não é hipercalórico. No entanto, muito pão implica muitas calorias, como muita fruta, muito arroz ou muita carne… Cada alimento na sua essência tem um valor calórico. Mas é a soma de todas as calorias que ingerimos numa refeição que deve contar! Na esmagadora maioria das vezes o importante não é o pão, mas o que se põe no pão!
Devemos efetivamente comer o pão ao pequeno-almoço e ao lanche, e evitá-lo à s refeições, uma vez que já colocamos no prato alimentos igualmente energéticos e que possuem as calorias que necessitamos, como o arroz, a batata ou as leguminosas!

Conclusão: Mito sobre a alimentação – Fonte

 

6. Comer antes de deitar engorda: Mito

Não engordamos durante o sono, mas sim com as calorias das refeições que ingerimos durante o dia!
Ir para a cama com o estômago vazio e com fome por se terem ingerido poucas calorias durante o dia aumenta o tempo em que o corpo ficará em jejum, desacelerando o metabolismo e evitando a perda de peso.

Conclusão: Mito sobre a alimentação – Fonte

 

7. O azeite é uma gordura saudável, por isso engorda menos: Mito

O azeite, apesar de ser uma gordura saudável, engorda tanto quanto as outras gorduras. Por cada 100 g de azeite temos 900 kcal, por isso devemos usar o azeite tão cuidadosamente quanto usamos qualquer outra gordura. No entanto, o azeite é preferível a outras gorduras saturadas como os óleos, já que tem outras vantagens nutricionais: é rico em antioxidantes, diminui os níveis de colesterol e contribui para a diminuição do risco de doença cardiovascular e determinados tipos de cancro.

Conclusão: Mito sobre a alimentação – Fonte

13 thoughts on “7 mitos sobre alimentação

  1. Carlos Santos says:

    Talvez não seja uma admiração para quem treina há um tempo, mas para quem começa, e msm até para quem não faz exercício é sempre muito útil 💪🏾

  2. Luísa Monteiro says:

    Há muita coisa errada na internet! Obrigada pelo bom conteúdo! Continuem 👏🏼

  3. Teresa Cruz says:

    Achei muito interessante e bem estruturada a informação de cada item!!!!1🙂 Obrigado

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

About Great I Am

Born in 2013 in Portugal, Great I Am is a fitness and casual clothing brand, based in Porto but with online sales to the whole world.

Newsletter

Developed by Let Me Work 2020 © All Rights Reserved

bg_image
Abrir Chat/Open chat
1
Bem-vindo(a) à Great I Am
Estamos aqui se precisar de ajuda!
We're here if you need assistance!